• Campeonato Mundial de Endurance da FIA visita o circuito de Austin pela primeira vez • Audi R18 e-tron quattro chega para etapa deste fim de semana invicto na temporada • Chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich destaca: "Corrida importante em um mercado que significa muito para a Audi"
Ingolstadt, 19 de setembro de 2013 - A quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), que será disputada neste domingo (22) em Austin, no Texas (EUA), tem um significado especial para a Audi. Na América do Norte, o programa de motorsports da marca começou 14 anos atrás e, nesse período, a Audi venceu a American Le Mans Series (ALMS) nove vezes consecutivas; e triunfou nas 12 Horas de Sebring em 11 oportunidades - a mais recente, aliás, no último mês de março. Assim, a meta para a marca das quatro argolas neste fim de semana é vencer pela segunda vez em território norte-americano nesta temporada. Se concretizado, será o sexto triunfo consecutivo do Audi R18 e-tron quattro em 2013.
A pista de Austin é um território totalmente novo para o WEC. Inaugurado em 2012, o traçado em sentido anti-horário tem 5.515 metros de extensão, 20 curvas e 41 metros de diferença vertical. Uma verdadeira montanha-russa das corridas. A preparação da Audi se dividiu, basicamente, em duas frentes: os pilotos usaram vídeos e o simulador para conhecer o traçado. Já os engenheiros trabalharam com simulações matemáticas para calcular as configurações básicas do Audi R18 e-tron quattro.
Um dos maiores desafios para a equipe Audi Sport Team Joest é a temperatura que, embora não seja comum nesta época do ano, está acima dos 30ºC em Austin.
Na disputa pelo campeonato, os dois carros da Audi são protagonistas de uma batalha intensa. Na última etapa, realizada em São Paulo, os carros #1 e #2 terminaram o treino de classificação separados por meros 0s05. Na classificação, os vencedores das 24 Horas de Le Mans, Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish (FRA/DIN/ING) são os líderes. Mas Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA) se aproximaram na etapa brasileira e estão a 22 pontos da liderança, no momento em que a temporada chega a sua metade.
A confiabilidade do Audi R18 e-tron quattro é um dos fatores responsáveis pela dobradinha da marca das quatro argolas na tabela de pontos. Desde que o modelo estreou, na temporada 2012, foram oito vitórias - sendo cinco consecutivas desde março deste ano. Campeão mundial de endurance no ano passado, o carro jamais abandonou uma corrida por problemas técnicos.
Mas a América do Norte não é apenas um território importante para a Audi no ambiente de competições. O mercado de carros novos dos Estados Unidos tem apresentado um desenvolvimento positivo para a marca. Em 2012, a Audi vendeu 139.310 carros premium no país. Um aumento de 18,5% em relação ao ano anterior. Esses números fazem parte do aumento de 50% de clientes Audi nos Estados Unidos durante os últimos cinco anos. Em 2007, para se ter ideia, a Audi vendeu 93.506 carros. E o crescimento continua em 2013. Só no primeiro semestre, o aumento de vendas da Audi nos Estados Unidos foi 14% maior que no mesmo período de 2012.
Voltando ao Mundial de Endurance, a corrida deste fim de semana no Texas poderá ser vista ao vivo através do site www.audi-motorsport.com, que transmite em streaming. Todas as informações da equipe também podem ser vistas no aplicativo Audi Sport, no Twitter e no Facebook.
Tópicos do fim de semana
- A Audi vencerá sua sexta corrida da temporada em Austin?
- Esta será a primeira corrida realmente "quente" do ano?
- A diferença entre os trios líderes do campeonato aumenta ou diminui?
- A nova pista entrará para a lista de circuitos favoritos dos pilotos?
- Qual será o entusiasmo do público do Texas pelo Mundial de Endurance?
Declarações dos chefes de equipe
Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): "Esta promete ser uma pista desafiadora. A expectativa dos pilotos é que ela seja bastante exigente e eu espero que nosso time possa continuar o bom trabalho feito até aqui. É uma corrida importante, em um mercado que significa muito para a Audi, então queremos sair de Austin com um bom resultado."
Chris Reinke (Chefe da LMP): "Para a Audi, os Estados Unidos representam um mercado importante na produção de carros, e também para as corridas, já que vencemos provas e campeonatos no país. É o que queremos novamente: vencer. Continuar nossa série de vitórias, agora em uma pista totalmente nova, é o nosso desafio e estamos bastante preparados para ele."
Ralf Jüttner (Diretor Técnico da Audi Sport Team Joest): "Para nós, correr nos Estados Unidos é quase como correr em casa, principalmente depois desses anos todos competindo na American Le Mans Series. Nunca estivemos em Austin, por isso a expectativa é grande. Não apenas pela pista, mas pela cidade que também é interessante."
Declarações dos pilotos
Marcel Fässler (37/SUI), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
• Em São Paulo, venceu pela segunda vez na temporada do WEC.
"Temos uma pista sensacionalmente bonita esperando por nós em Austin. Eu, pessoalmente, gosto muito de correr nos Estados Unidos, porque todas as corridas lá têm uma atmosfera especial. A pista é bastante exigente até no simulador. A combinação de curvas de diferentes velocidades e raios deixam a volta em um ritmo muito forte. Posicionar o carro com precisão também vai ser importante, por causa da largura da pista. Vamos ver o que acontece."
André Lotterer (31/ALE), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
• Viajou para o Peru e para Nova Iorque depois da corrida em São Paulo.
"Vamos para uma pista completamente nova. Então trabalhamos em duas frentes para nos preparar: assistir os vídeos de outras categorias nessa pista e estudá-la no simulador. No primeiro treino, a meta é se familiarizar o mais rápido possível com o traçado. O primeiro trecho me lembra a pista de Suzuka, no Japão, mas também tem vários grampos, como tem sido típico em pistas novas. Ouvi vários comentários positivos sobre Austin, e espero poder ser competitivo no fim de semana."
Benoît Tréluyer (36/FRA), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
• Junto de Lotterer e Fässler, diminuiu para 22 pontos a diferença para os líderes do campeonato;
• Venceu com a Audi nos Estados Unidos em março (12 Horas de Sebring) correndo com Marcel Fässler e Oliver Jarvis.
"Gosto de correr nos Estados Unidos e estou ansioso para conhecer Austin. Assisti algumas corridas que foram disputadas recentemente lá, e me pareceu uma pista bem interessante. Além disso, o público norte-americano é realmente muito apaixonado pelas corridas e tornam o ambiente especial."
Loïc Duval (31/FRA), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
• No sábado seguinte à corrida de São Paulo, se casou com Gaëlle, agora sua esposa;
• Pela segunda vez seguida, encara uma pista nova.
"Depois de São Paulo, Austin é, neste ano, a segunda pista onde eu vou correr pela primeira vez. Na televisão parece muito bonita. Tem subidas e descidas, parece desafiadora na parte técnica, tem trechos de alta velocidade e curvas longas. Me parece uma boa mistura de coisas e será divertido pilotar o Audi R18 e-tron quattro por lá."
Tom Kristensen (46/DIN), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
• Autor da melhor volta nas 6 Horas de São Paulo;
• Campeão da American Le Mans Series em 2002 com a Audi.
"Particularmente, eu sempre gostei de correr nos Estados Unidos. Sobre a pista, ouvi apenas elogios. Cada volta oferece uma enorme variedade de situações. O primeiro setor tem curvas rápidas, o segundo é marcado pelos hairpins e o terceiro tem uma seção 'Mickey Mouse' com várias curvas de baixa velocidade. Isso significa que o carro precisa encontrar o equilíbrio entre estabilidade em alta velocidade, torque e agilidade nas curvas."
Allan McNish (43/ING), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
• Campeão da American Le Mans Series em 2000, 2006 e 2007 com a Audi;
• Na última passagem da Audi pelo Texas, em 2007, foi o melhor piloto da Audi e vencedor da categoria LMP1 em Houston.
"A pista de Austin inspira muito entusiasmo, seja na Fórmula 1, nos protótipos ou nas motos. Um circuito que mistura seções bem rápidas, longas retas, com hairpins e curvas longas. As altas temperaturas vão ser um desafio para nós e vai exigir bastante trabalho em conjunto com a Michelin."
Informações da pista
Extensão: 5.515 metros
Duração da prova: 6 horas
Recorde na classificação: -
Recorde na corrida: -
Pole position em 2012: -
Melhor volta em 2012: -
Loïc Duval fala da volta em Austin
"A reta de largada já é bem diferente, porque tem um trecho em subida. Isso resulta em um ponto de freada avançado para fazer o grampo, que é a curva 1. É um trecho onde precisamos tomar cuidado com os toques na largada. Depois vem uma série de cinco curvas rápidas onde a aerodinâmica é crucial. O ritmo delas diminui na curva 8, permitindo que o carro chegue mais calmo nas curvas 9 e 10. Uma pequena reta e temos outro grampo. É importante acelerar cedo para aproveitar toda a longa reta que vem na sequência - principalmente porque o final dela é um ótimo ponto de ultrapassagem. O raio das curvas 13 e 15 faz com que elas se pareçam espelhadas. Depois uma curva tripla para a direita que exige coragem e um bom posicionamento. Em seguida, mais uma curva para a esquerda e, então, o grampo que leva à reta de chegada."
Confira a programação para a etapa do WEC em Austin (horários de Brasília)
Sexta-feira - 20/9
7h15 às 8h45 - Treino livre 1
13h25 às 14h55 - Treino livre 2
Sábado - 21/9
6h40 às 7h40 - Treino livre 3
11h35 às 12h - Classificação
Domingo - 22/9
9h - Largada - 6 Horas de Austin
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