Candidatos à vaga na Ferrari Drivers Academy são superados no grid em Santa Cruz do Sul
SANTA CRUZ DO SUL (RS) - A decisão da Fórmula Future Fiat ganhou contornos ainda mais dramáticos depois dos treinos classificatórios deste sábado que viram o paulista Felipes Apezzato conquistar a pole no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. Os líderes do campeonato não confirmaram o favoritismo, foram superados por pilotos sem chances ou possibilidades remotas de chegar ao título e sairão no meio do bolo na prova de abertura da rodada dupla final domingo, a partir das 12h05, com transmissão ao vivo pelo SporTv.
Foi uma sessão classificatória equilibrada na qual quatro pilotos se alternaram na liderança. E coube exatamente ao último a entrar na pista a volta mais veloz da sessão. Paciente, Apezzatto esperou pela metade dos 20 minutos do qualifying para deixar os boxes e estabelecer o tempo que lhe garantiu a segunda pole do ano - a primeira fora em Londrina. "Eu sabia que o carro estava rápido e eu poderia disputar a pole desde os treinos livres da manhã", disse Apezzato, que comandou o quinto e último ensaio livre depois de bater no miolo do circuito na prática anterior. "Acertamos a calibragem e o carro ficou bem equilibrado", continuou. "Agora, vou procurar fazer minha corrida sem me preocupar com aqueles que estão sonhando com o título", avisou. Ao seu lado partirá Vini Alvarenga, quinto colocado no campeonato e o último a manter acesas as esperanças de se tornar campeão da categoria-escola criada por Felipe Massa. E que poderá ser um rival perigoso. "Vou fazer uma prova ao estilo kart. Se deixarem brecha, eu entro", antecipou.
O líder Nicolas Costa, punido com a perda da melhor volta por cruzar a linha de entrada dos boxes, largará em quarto ao lado de um dos segundos colocados, o gaúcho Francisco Alfaya. "Meu carro estava muito traseiro, e assim fica difícil pilotar numa pista rápida como esta", lamentou o carioca. "Mas também fiz algo errado no acerto", reconheceu. Alfaya levou para as arquibancadas uma torcida entusiasmada da pequena Tapes que chegou a comemorar a pole provisória do conterrâneo. "Acho que foi excelente. Se não deu para sair na frente, pelo menos meus adversários estão atrás. O carro não estava tão rápido na classificação, mas tem um bom ritmo de corrida", avaliou o gaúcho.
O maior prejuízo, no entanto, caiu no colo de João Jardim, que divide a segunda colocação com Alfaya. Sem jamais figurar entre os ponteiros, o sorocabano sairá somente em 7º e talvez tenha comprometido o sonho de conquistar a vaga na Ferrari Drivers Academy e a temporada paga na Fórmula Abarth italiana em 2011, os cobiçados prêmios oferecidos ao campeão.
Nicolas comanda a classificação geral com 110 pontos, contra 103 de jardim e Alfaya, 93 de Johilton Pavlak, o quinto no grid, e 87 de Alvarenga. Os dois piores resultados, no entanto, serão obrigatoriamente eliminados ao final das 12 etapas. O descarte poderá definir o campeonato.
O grid da 11ª etapa da Fórmula Future Fiat ficou assim:
1 - FELIPES APEZZATTO - 1:23.821
2 - VINI ALVARENGA - 1:23.926
3 - FRANCISCO ALFAYA - 1:24.114
4 - NICOLAS COSTA - 1:24.130
5 - JOHILTON PAVLAK - 1:24.136
6 - JOHN LOUIS - 1:24.392
7 - JOÃO JARDIM - 1:24.398
8 - LUIR MIRANDA - 1:25.013
9 - FELLIPE GRANZOTTO - 1:27.766
O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events.
Site oficial: www.racingfestival.com.br
MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Telefones: (11) 5563-2297 / 9434 2082
Nextel: 15*26451
E-mail:fonsecamarcio@terra.com.br
Rua Gabrielle D'Annunzio, 721 - Campo Belo - São Paulo - CEP 04619-002
Tel/Fax: (55 11) 5531 4621/5542 9834
E-mail: mfdois@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário