Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Stock Car: Valdeno Brito defende liderança da Stock Car em Brasília



Stock Car: Valdeno Brito defende liderança da Stock Car em Brasília

Piloto paraibano e Popó Bueno destacam que trabalho de estratégia da Shell Racing será ainda mais importante em Brasília, onde o grid de 33 carros anda dentro do mesmo segundo e o desgaste de pneus é alto

A Stock Car chega neste fim de semana a Brasília para mais uma rodada dupla na temporada. E desta vez no circuito mais rápido da temporada, com média horária de 185 km/h, tornando a disputa pela vitória ainda acirrada, conforme aponta o líder do campeonato, Valdeno Brito, da equipe Shell Racing.

Com 37 pontos, o paraibano se destacou nas duas etapas até aqui: foi segundo colocado em Interlagos, na abertura do campeonato (na prova com convidados) e foi o vencedor da primeira corrida da rodada dupla em Santa Cruz do Sul, há duas semanas.

"É muito bom chegar ao Distrito Federal como líder do campeonato, ainda mais depois de corridas tão emocionantes como foram as etapas de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Tenho certeza de que Brasília também será palco de provas acirradas. O próprio desenho do circuito ajuda a proporcionar este espetáculo: é o mais rápido do ano e, por ser anel externo, o tempo de volta é curto, o que faz com que os 33 carros do grid andem no mesmo segundo", explica Valdeno, que já venceu a etapa de Brasília, em 2011.

Assim como na rodada passada, o fato de haver duas corridas, uma seguida da outra, proporcionará ao fã da Stock Car ver provas emocionantes, graças à ampla gama de estratégias, como explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.

"Com muitas opções de parada em box, é muito difícil um time conseguir vencer as duas corridas do domingo. Brasília é uma pista que exige muito dos pneus, então a troca obrigatória de um composto, ainda na primeira corrida, pode ser ampliada para dois ou mais pneus, dando assim também mais condições de aumentar o tempo de reabastecimento", diz Rodolpho.

Além da obrigatoriedade de troca de um pneu durante a janela de pit stop na prova 1, as equipes também aproveitam para reabastecer seus carros com Shell V-Power Etanol, o combustível oficial da Stock Car, fornecido pela Raízen a todos os times da categoria. Não é permitido abastecer entre uma prova e outra.

Outro fator que ajudará a embaralhar ainda mais este quebra-cabeças é a forte possibilidade de entrada do carro de segurança, já que Brasília, além de ser uma pista rápida onde todos andam muito próximos, também tem áreas de escape limitadas.

"A questão do consumo de combustível será decisiva em Brasília e a entrada do Safety Car altera isso de maneira significativa, já que nas voltas atrás do carro de segurança o consumo é bem menor. Depois de marcar pontos em Interlagos e Santa Cruz do Sul, estou confiante em um melhor ajuste do carro para que a gente já possa começar o final de semana no top-10 e assim conseguir desenhar uma boa estratégia para as duas corridas", diz Popó.

Os treinos livres para a rodada dupla de Brasília começam às 16h de sexta-feira. O treino que define o grid de largada da primeira corrida será no sábado, às 14h. A corrida principal acontecerá no domingo, às 12h33, e contará com 40 minutos de duração mais uma volta. A segunda terá um grid invertido entre os dez primeiros pilotos e terá largada às 13h48, com 20 minutos mais uma volta. O Sportv transmite ao vivo o treino classificatório e ambas as corridas.

Campeonato
Pilotos

(15 primeiros colocados)
1º) Valdeno Brito, 37 pontos
1º) Sérgio Jimenez, 37
3º) Marcos Gomes, 36
4º) Cacá Bueno, 31
5º) Antonio Pizzonia, 25
6º) Daniel Serra, 23
7º) Tuka Rocha, 22
8º) Galid Osman, 19
9º) Ricardo Maurício, 17
10º) Átila Abreu, 15
11º) Ricardo Zonta, 14
11º) Rafa Matos, 14
13º) Denis Navarro, 13
14º) Felipe Fraga, 13
15º) Felipe Lapenna, 12

Campeonato
Equipes

(5 primeiros colocados)
1º) Red Bull Racing, 54 pontos
2º) Voxx Racing, 50
3º) Shell Racing, 49
4º) RZ Motorsport, 36
4º) Schin Racing, 36

Programação
Sexta-feira - 25 de abril
15h40 às 15h50 - Shakedown
16h00 às 16h40 - 1º Treino Livre (Grupo 1)
16h50 às 17h30 - 1º Treino Livre (Grupo 2)

Sábado - 26 de abril
09h00 às 10h00 - 2º Treino Livre (Grupo 1)
10h10 às 11h10 - 2º Treino Livre (Grupo 2)
14h00 às 15h00 - Classificação

Domingo - 27 de abril
09h00 às 10h00 - Volta Rápida
10h15 às 11h15 - Visitação Boxes

Corrida 1
12h33 - Largada (40 min de prova + 1 volta )

Corrida 2
13h48 - Largada (20 min de prova + 1 volta )

Sobre a Raízen
A Raízen é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player totalmente integrado do setor sucroenergético, com atuação em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar e etanol, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo. A companhia está entre as cinco maiores em faturamento do país e conta com cerca de 40 mil funcionários. Com 24 unidades, a Raízen produz 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e gera 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 54 aeroportos, possui 58 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 22 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Na área de distribuição, a companhia conta com uma rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell e 800 lojas de conveniência Shell Select. A Raízen foi formada em 2011 a partir da integração de parte dos negócios de Shell e Cosan.

Rafael Gagliano/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito venceu em Santa Cruz do Sul
Alta | Web

Rafael Gagliano/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito
Alta | Web

Carsten Horst/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Popó Bueno
Alta | Web

Carsten Horst/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito
Alta | Web

Carsten Horst/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Popó Bueno
Alta | Web

Carsten Horst/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito
Alta | Web

Rafael Gagliano/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Popó Bueno
Alta | Web





--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales
Foto da capa

NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário:

Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul

JORNAL DO AUTÓDROMO

Jornal dos Vales - notícias